SEGUIDORES - JOIN NOW - INSCRIVEZ-VOUS

domingo, 25 de novembro de 2012

SPIRULINA QUIKON

O seu nome deriva do formato em espiral por isso é conhecida igualmente por espirulina, é um organismo unicelular e desenvolve-se em lagos de água doce e foi redescoberta em 1940 por um Francês que publicou um artigo num pequeno jornal revelando que uma tribo de África Oriental junto ao lago Chade fazia uns bolos que eram secos ao sol a partir das mesmas algas azuladas que eram o  alimento dos flamingos. Na realidade foi redescoberta pela sociedade ocidental pois esta alga já é utilizada para consumo humano à centenas de anos, quer por tribos africanas quer pelos astecas na América.




Neste mundo contemporâneo em que somos invadidos por comidas processadas e transformadas, desprovidas dos nutrientes essenciais a spirulina sendo um super-alimento pode suprimir várias carências nutricionais, pois é constituída por 65% de proteínas, rica em vitaminas, sais minerais, anti-oxidantes e fitoquímicos como os polissacarídeos e ficocianina que lhe dá o tom azulado que melhoram o sistema imunitário.
Proteínas
O seu conteúdo em proteína é de 65%, o mais elevado de todos os alimentos naturais ultrapassando a carne e peixe que têm 15 a 25%,  a soja com 35%, amendoins com 25% ou ovos com 12%. Uma das grandes vantagens é a sua fácil absorção e assimilação a rondar os 90%, com especial interesse em pessoas com problemas intestinais e de digestão difícil.
Gordura
A spirulina contêm apenas 5% de gordura e é baixa em colesterol. Uma colher de sopa a que corresponde aproximadamente 10 gramas da alga têm apenas 36 calorias e 1.3mg de colesterol, ou seja um valor residual. Por comparação uma gema de ovo tem 80 calorias, 300 mg de colesterol para a mesma quantidade de proteínas.
Vitaminas
Quantidades por 5 gramas (colher de chá):
  • Vit. A (Beta Caroteno): 12.000 UI (220% do VDR- Valor Diário Recomendado);
  • Vitamina K: 100 mcg  (125% VDR);
  • Vit. B1 (Tiamina): 0.17 mg  (110% VDR);
  • Vit. B2 (Riboflavia): 0.20 mg  (12% VDR);
  • Vit. B3 (Niacina): 0.7 mg  (4% VDR);
  • Vitamina B6: 40 mcg  (2% VDR);
  • Vitamina B12: 10 mcg  (160% VDR). 
  •  
  •  Sais Minerais
  • Cálcio: 30 mg (3% do VDR- Valor Diário Recomendado);
  • Crómio: 13 mcg (11% do VDR);
  • Ferro: 5 mg (27% do VDR);
  • Selénio: 5 mcg (7% do VDR);
  • Magnésio: 20 mg (5% do VDR);
  • Manganésio: 240 mcg (12% do VDR);
  • Fósforo: 40 mg (4% do VDR);
  • Cobre: 60 mcg (3% do VDR).



Autor - Filipe Rosa Copyright © 2011-2012 FILIPE ROSA Direitos reservados.Nenhuma parte deste blog pode ser usada, apresentada, reproduzida, publicada ou transmitida no seu todo ou em parte, em qualquer forma sem permissão prévia de FILIPE ROSA.
Postar um comentário