SEGUIDORES - JOIN NOW - INSCRIVEZ-VOUS

quarta-feira, 11 de maio de 2011

LUZ UMA NECESSIDADE PRIMORDIAL PARA AS NOSSAS AVES

Ao contrario dos seres humanos as aves vêem os raios UV que fazem parte da luz natural do sol, as aves utilizam os raios UV para a sua alimentação e para a sua reprodução , a sua vida sem os UV seria como se os seres Humanos vissem tudo a preto e branco.
Quando uma ave não vive ao ar livre deve de receber os raios UV .
As lâmpadas de iluminação domestica não produzem os raios ultra violeta ( UV ) e muitos dos componentes dos UV são filtrados quando o SOL passa pelos vidros das janelas, e estas não os absorvem.

1-  SINTESE DA VITAMINA D3

2-   A VISÃO

3-  ALIMENTAÇÃO

4-  CRIAÇÃO

5-  COMPORTAMENTO

6-  O EFEITO DA LUZ DO DIA NUMA AVE 

SÍNTESE DA VITAMINA D3

As aves necessitam da vitamina D3 para um desenvolvimento saudavel do seu esqueleto , muitos animais sintetizam a vitamina D3 da luz solar através da pele, mas como as aves estão cobertas de penas não o podem fazer dessa maneira, na maioria das aves a Glândula Uropigeal recolhe a pré-D3 do Sangue acumulando-a nos oleos Glandulares.
Quando a ave se limpa e cuida da plumagens estes estes óleos são expostos á Radiação UVB, mais tarde a ave ingere esses ( materiais ) expostos aos UV , quando a ave volta a limpar e a cuidar da sua plumagens, e o óleo entra no seu organismo como Pré-vitamina D. Ai o Figado e os Rins transformam esta em vitamina D3 .

A VISÃO

A retina do olho contém cones que quando estimulados por diferentes comprimentos de onda de luz transmitem a informação de cor ao cérebro,num ser humano há 3 tipos de cones que lhe permitem a percepção de 3 cores primárias sendo elas o verde o vermelho e o azul , a isto chama-se visão tricromática.
A combinação destas cores permite-nos a visualização de milhares de cores diferentes.
As aves têm um quarto de cone ,sensível á luz UV podendo desta forma identificar 4 cores primárias sendo a cor adicional a dos UV , isto chama-se visão tetracromática , nos seres humanos os raios UV não passam através da lente do olho, mas nas aves não têm essa limitação.

ALIMENTAÇÃO

A percepção dos UV desempenha um papel significativo na selecção da comida, para as aves os frutos maduros e as bagas parecerão de cores diferentes ,as flores em polinização reflectem os UV , o que permite a sua localização,O APETITE DAS AVES É CONDICIONADO POR AQUILO QUE CONSIGAM VER.

CRIAÇÃO

As penas das aves refletem os raios UV,esta reflexão da plumagem desempenha um papel na seleção sexual das aves.Como as aves são capazes de distinguir os raios UV como uma cor separada,a componente UV da luz solar pode alterar radicalmente a percepção visual de outra ave.

 COMPORTAMENTO

Sem uma fonte equilibrada de luz,o ciclo oculo-endócrino ( luz para as glândulas pituitária e pineal ) é afectado.Isto afectará todos os aspectos da vida da ave ,resultando em agitação,hábitos de picagem,fraqueza problemas de criação e desordens metabólicas.

O EFEITO DA LUZ DO DIA NUMA AVE

As aves percepcionam a luz de duas formas.
Primeiro através do olho.A retina transmite informações acerca da intensidade,composição da cor e da polarização ( direcção ) da luz. Esta informação e transmitida em duas direcções : para o cerebro através do nervo óptico e tambem para a glândula pituitária através duma ligação especial.
As aves têm ainda outro modo de percepcionar a luz,uma glândula especial que se encontra a volta do olho e que se chama glândula de HARDER ,esta glândula mede o periodo de luz recebido pela ave, conhecido como fotoperiodo,e passa esta informação para a glândula pineal.Tanto a glândula pituitária como a pineal são reguladoras do sistema endrócrino e por isso influenciam todo o metabolismo da ave.
Para assegurar a optimização da saude das aves, deverá ligar-se as luzes uma hora antes do NASCER DO SOL , e desligá-las uma hora depois do PÔR DO SOL.
Isto pode ser facilitado utilizando um temporizador programavel .
Mantém-se assim o ciclo anual natural de LUZ diária e o ciclo reprodutivo natural da ave e consequentemente o ciclo de plumagens.
 Falta falar quais as lampadas adequadas .

Nenhum comentário: